Rotina de skin care: como começar?


A Nadine do começo desse blog não imaginaria que chegaria um dia aqui para falar de "cuidados com a cútis", hahaha. Mas o tempo passa e a gente percebe que precisa se cuidar mais, né? Não por um padrão estético ou busca à perfeição (que nem existe), mas por aquele amor genuíno por nós mesmos, o self care, um cuidado que é uma forma de carinho com nossa casa. 

Então vamos lá: para começo de conversa, o que é skin care
O skin care, traduzido, é o cuidado com a pele, normalmente aplicado como cuidado facial. E pasme: você não precisa frequentar clínicas toda semana, gastar horrores com procedimentos, produtos, demandar muito tempo da sua vida. É diário, prático, em casa, ou onde você estiver. Pelas minhas contas, uma rotina de skin care demanda uns 10 minutinhos por dia e olhe lá. Então que tal ficar 10 minutos a menos na frente da TV ou celular e dedicar um tempinho para se amar? 

Observação: eu não sou esteticista ou dermatologista, todas as informações desse post são baseadas nas minhas experiências e informações que coletei ao longo do tempo.

Passo 1: conheça seu tipo de pele
Não adianta comprar um produto de pele oleosa, se sua pele é mista/seca. Um profissional (dermatologista/esteticista) pode te ajudar nessa missão e indicar produtos que vão bem com seu tipo de pele. 

Passo 2: limpar, tonificar e hidratar
Nossa pele precisa desses três verbos! Todo dia antes de dormir ou após o último banho eu faço essa sequência:

- Lavo o rosto com um sabonete específico (no caso, o Gel de Limpeza Facial Natura Tez)
- Tonifico com o Tônico Facial (natural e vegano) da Empório Biomix 
- Aplico vitamina C 
- Hidrato com algum hidratante que me agrada (óleo de semente de uva puro, d-pantenol  ou Cetaphil)


Passo 3: e a proteção solar?
Há alguns dias comecei a me informar sobre a maioria dos protetores solares que contém ingredientes que não fazem tão bem para nossa pele, então esse é um ponto que ando questionando ultimamente - usar ou não usar? Acho que vai de cada um, eu atualmente uso o hydra boost da Neutrogena com proteção solar e ácido hialurônico. Então, caso você opte por usar protetor solar, a rotina:

- Lavar o rosto ao acordar com sabonete específico
- Aplicar o protetor solar
- Lavar o rosto novamente na hora do almoço e reaplicar o protetor


Diariamente é só isso. Depois há os passos máscaras/limpeza de pele, que vão de acordo com sua necessidade. É interessante também fazer esfoliação a cada 15 dias (lembrando que não precisa ser agressivx na esfoliação, ok? hahaha a pele do rosto é sensível!).

Eu gosto de fazer máscaras ao menos 2 vezes por semana. São infinitas possibilidades, marcas, efeitos, promessas e resultados. Mas ultimamente tenho priorizado as naturais, basicamente uso a dolomita em pó (é só colocar água mineral/soro fisiológico), aplicar e depois de totalmente seca, retirar. 


Eu também adoro usar água termal no dia-a-dia, ainda mais no verão, e antes e depois de fazer maquiagem. A água micelar também me auxilia na limpeza da pele, remoção de maquiagem e etc.

Em relação à limpeza de pele, converse com seu esteticista! Cada pessoa precisa de uma periodicidade: uma a cada um/dois/seis meses e por aí vai. Eu faço limpeza de pele com a Dai da clínica Day Up em Birigui (Instagram: @dayup.birigui) e recomendo muito! 

Amo todo o tratamento e carinho da Day Up! A clínica possui diversos tratamentos faciais e corporais, para todos os objetivos/necessidades!

Fiz uma tabela com a rotina de skin care para facilitar todas as informações: 


E aí, gostaram? Quais cuidados vocês têm com a pele de vocês? Quero detalhar cada etapa/produto, mas isso será em outro post, que esse já ficou imenso! 

Um beijo! 

0 comentários:

Postar um comentário