6 atitudes diárias simples para ter uma vida mais sustentável


Oi, gente! Tudo bem com vocês? De uns tempos para cá eu parei para observar a quantidade de plástico que nós consumimos no nosso dia-a-dia. Já parou para pensar nisso? 

Por dia, quantas embalagens a gente consome e joga fora? 
Quantas coisas poderíamos reaproveitar ou então nem usar, e não o fazemos? 

Refletindo sobre tudo isso eu comecei a repensar minhas atitudes e ver como poderia ter uma rotina menos agressiva para o meio ambiente. Selecionei 6 práticas simples, mas relevantes para o Planeta, para adaptarmos no nosso dia-a-dia.

Acho legal mencionar que a gente não precisa mudar tudo de um dia para o outro. A gente pode começar aos pouquinhos e ir adaptando, de uma maneira que tenhamos qualidade de vida também. O que eu acho muito importante é: a gente deve se sentir bem com as nossas atitudes, senão as coisas não têm sentido. 

1 - Utilizar coletor menstrual ou calcinhas absorventes reutilizáveis 
Uma mulher usa, em média, 20 absorventes por ciclo, ou sela, 240 por ano. Além do coletor menstrual (você usa apenas um coletor) e das calcinhas absorventes (em média são necessárias umas quatro) não prejudicarem o meio ambiente, pensa na economia? As calcinhas custam de 80 a 90 reais mas duram até 5 anos e um coletor menstrual custa em média 90 reais e dura aproximadamente 3 anos. Uma caixa com 8 absorventes internos custa quase 10 reais, então, em um ano, a gente gasta por volta de 300 reais só com absorvente! Sem falar que ultimamente todos os absorventes tradicionais me dão alergia, por isso optei pela calcinha absorvente da marca @pantys. Eu estou gostando bastante dessa opção, elas realmente funcionam, absorvem mais que absorventes comuns até, não irritam a pele e secam bem rápido. 

2 - Não usar copos descartáveis no trabalho
Por mais que você use apenas um copo por dia, durante um ano serão mais de 200 copinhos plásticos. Imagina se todo mundo adapta isso à rotina? Sem contar que aí você pode usar um copo fofinho e alto astral no seu dia-a-dia :) 

3 - Recusar as sacolinhas do mercado ou utilizá-las para tirar o lixo, por exemplo
As pessoas no comércio têm mania de colocar tudo em sacola, até porque é de praxe. Mas nós podemos recusar essas sacolinhas - a atitude fica mais fácil quando vamos comprar uma coisa unitária, que dá pra levar na mão: comece por aí! Ou então usar sacolas reutilizáveis, como as de pano, ou então aceitar as sacolinhas mas usá-las para algo: aqui em casa, minha mãe utiliza as sacolinhas do mercado para tirar o lixo, o que diminui em 90% a quantidade de sacos de lixo que precisamos comprar. Reutilizar também é uma solução! 

4 - Ir andando ou de bicicleta em trajetos curtos
Esse, para mim, é o mais difícil, hahaha. Você não precisa ir andando a todos os lugares, mas uma ida à padaria, à igreja ou outro lugar faz bem. Tanto para a diminuição da emissão de poluentes, quanto para seu corpo e também para o seu bolso (combustível está caro hahaha)!

5 - Recusar canudos de plástico e/ou utilizar canudos não-descartáveis
Já existem algumas marcas fabricando canudos reutilizáveis por aí! Uma solução também é não usar o canudo, né? Tomar a bebida no copo mesmo, a não ser no caso das latinhas, que podem estar sujinhas e etc. 

6 - Inibir a fatura impressa do seu cartão e de outras contas (celular, por exemplo)
Sempre acompanhei minha fatura de maneira online, então a fatura chegava em casa e ia direto pro lixo. Hoje, minha conta de celular também é 100% online, sem nenhum papelzinho. É uma atitude pequena, mas que com certeza ajuda! 

Somos uma gotinha no oceano, mas somos muitas gotinhas. Não duvide de que seu pequeno gesto é importante! Obrigada por ler esse post, e espero que você consiga adotar alguma prática dessas na sua rotina e mais: compartilhe, se puder, aqui comigo uma prática sustentável também! Um beijo!

0 comentários:

Postar um comentário